MEUS COMPROMISSOS

marcos convencao

Meu primeiro compromisso é limitar minha remuneração como parlamentar a 15 salários mínimos. Isso porque faço questão de ser coerente com o projeto de lei de iniciativa popular que meus alunos e eu apresentamos em 1990, estabelecendo o teto de 20 salários mínimos à remuneração dos parlamentares federais.  Embora o projeto não tenha sido aprovado, a proposta impulsionou uma mobilização nacional que resultou na Emenda Constitucional No. 1, fixando critérios para a remuneração dos deputados estaduais e vereadores em todo o Brasil.

O que exceder a minha remuneração de 15 salários mínimos, destinarei a um fundo para a aquisição de impressoras 3D, especiais para fabricar casas populares, como o demonstrado neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=AwseLOnbUGc,

Na política institucional, os interesses de comunidades locais, de grupos sociais e de setores da economia se fazem representar na atividade legislativa. Às vezes, alguns se sobrepõem a outros por estarem mais articulados, fazendo prevalecer suas posições. Entretanto, hoje os cidadãos contam com a Internet e aplicativos para levar suas reivindicações à arena política. (Veja mais informações sobre isso no linkhttps://wwinternetismow.facebook.com/internetismbook/ ).

Em vista disso, vou ampliar a participação de todos na minha atividade legislativa através de aplicativos que permitam às pessoas opinar sobre projetos em votação. Assim, em vez de representar interesses de apenas alguns eleitores, estarei agindo para promover o bem comum, sabendo qual é a vontade dos que se expressem diretamente. Esta é uma forma de aperfeiçoar a democracia, tornando-a realmente participativa.

Meu terceiro compromisso é convocar todos os agentes envolvidos em determinada questão para opinar sobre a elaboração de qualquer projeto de lei sobre o tema. Por exemplo, se o debate diz respeito à uma nova lei sobre o ensino médio, vamos buscar especialistas como professores universitários, professores do ensino médio, mães e pais de alunos, diretores de escola e todos os que de alguma forma são afetados por essa questão. O mesmo se o tema for reforma tributária, meio ambiente, regiões e aglomerações urbanas etc.